quarta-feira, 10 de maio de 2017

Eu, Christiane F., A Vida Apesar de Tudo - Christiane Vera Felscherinow - Ed. Bertrand Brasil




Fazia anos que eu tinha vontade de ler esse livro, que estava parado há tempos na minha estante. Depois de um bom tempo sem ler, retomei meu hobby preferido com ele. Tinha muitas expectativas, já que a jovem que marcou minha adolescência agora é uma mulher madura e conta, em sua biografia, detalhes do seu passado e tudo o que aconteceu depois que a história do filme termina. 

Na época em que este livro foi lançado, Christiane tinha 51 anos e estava com tantos problemas de saúde que achava que não duraria mais muito tempo. Alguns anos se passaram e ela ainda está viva, mas não sei em que situação, pois qualidade de vida ela não tinha faz tempo. As drogas podem até não matar, se o usuário tiver sorte, mas deixam outras marcas permanentes e muito tristes.

A linguagem usada e a falta de ordem dos acontecimentos deixam a desejar, mas no decorrer da leitura a gente acaba se acostumando. O livro é escrito com uma sinceridade e honestidade absurdas, às vezes até co humor, fazendo com que tenhamos uma certeza logo de cara: Christiane marca sua presença por onde passa, seja pela sua beleza, seja pelo sei jeito de ser e de levar/encarar a vida.

Ao todo, 35 anos se passaram entre o primeiro livro e este segundo, mas o tempo não foi capaz de apagar todas as consequências trazidas para a vida da autora com tanta exposição. Mas, pior do que ela conviver com tudo isso, é seu filho, hoje um jovem adulto, ter que arcar também com as consequências da vida que sua mãe decidiu levar. A parte que ela fala do filho, para mim, é a mais triste e emocionante, talvez por eu ser mãe e me identificar muito, tanto com a dor dela quanto com a dor dele.

Sobre a Autora


A própria Christiane é a autora do livro. Ela n
asceu em Hamburgo, na Alemanha, em 20 de maio de 1962. Ficou famosa ao dar o depoimento de sua vida aos jornalistas Kai Hermann e Horst Rieck, que, na ocasião de seu julgamento por uso de drogas, preparavam uma grande matéria sobre a juventude alemã para a revista Stern.Esse depoimento acabou sendo a base para o livro que viria a se tornar o best-seller nº 1 da Alemanha – Wir Kinder vom Bahnhof Zoo –, o qual narra a trajetória de três adolescentes que se prostituíam numa estação de metrô para poder comprar drogas. O livro foi publicado em várias línguas e, no Brasil, recebeu o título de Eu, Christiane F., 13 anos, drogada, prostituída...

Fonte: Skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário