segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Estilhaça-me - Tahereh Mafi - Ed. Novo Conceito



Estilhaça-me é o primeiro livro de uma trilogia super original. Voltada essencialmente para adolescentes, a obra mistura romance, aventura, sobrenatural e pitadas de drama. Juliette é uma adolescente de 17 anos que sempre foi considerada um aberração entre todos que a conheciam, incluindo seus próprios pais. Isso porque, sempre que ela tocava em alguém, "sugava" toda a energia da pessoa até a última gota, uma característica perigosa e letal. 

Ela sempre viveu triste e envergonhada por ser diferente e causar o mal, tendo uma personalidade tão submissa e doce. Depois de passar por manicômios e hospitais, foi trancafiada em uma prisão e nunca mais teve contato com nenhum ser humano. Até que Adam, seu ex colega de escola e seu primeiro amor platônico, entra na sua cela, supostamente preso por algum crime.

A história se passa no mundo do futuro, onde os pássaros não voam mais, a água é escassa, assim como os alimentos. Os países foram transformados em setores e o poder está nas mãos do Líder Supremo, um homem que deu um golpe militar mundial e agora controla tudo e todos.

Até o momento em que Adam entra na cela de Juliette o livro é meio difícil de digerir, por conta, principalmente, da maneira de escrever da autora. A falta de pontuação me lembrou vagamente Saramago (só vagamente). Que elogio, hein? Pronto, pode morrer feliz, Tahereh Mafi! E a narração feita em primeira pessoa com algumas palavras repetidas três vezes e algumas sentenças tachadas (não sabe o que é isso? É assim, ó) também fazem com que demoremos um tempo para acostumar com o estilo único. Mas, depois, flui que é uma beleza. Ponto para a autora, que não fez do seu estilo um impeditivo para o sucesso. 


Com enredo repleto de revelações e surpresas, Estilhaça-me acaba deixando aquela curiosidade do que vem depois. Assim que terminei, fui correndo baixar o e book de Destrua-me e já emendei a leitura. Outro ponto positivo da autora foi as leituras complementares, como Destrua-me, que é considerado o livro 1,5 da trilogia, oferecido gratuitamente em formato e book. Com menos de 100 páginas, é uma leitura rápida, porém rica, que apresar de não prejudicar o entendimento de quem passa direto para o livro 2, enriquece muito a percepção do vilão da história, Warner, já que o e book é narrado do ponto de vista dele.


A série conta com:

1 - Estilhaça-me
1,5 - Destrua-me (e book gratuito)
2 - Liberta-me
2,5 - Fragmenta-me (e book gratuito)
3 - Incendeia-me

Sobre a Autora

Tahereh Mafi tem 25 anos. Nasceu em uma cidadezinha de Connecticut e hoje mora em Orange County, California - onde bebe muita cafeína e acha o tempo muito perfeito para seu gosto. Quando não encontra um livro, ela pode ser vista lendo papéis de bala, cupons e receitas antigas. "Estilhaça-me" é seu livro de estreia e o primeiro de uma trilogia.

Fonte: Skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário