terça-feira, 1 de julho de 2014

A Punição de Bela - A. N. Roquelaure / Anne Rice - Ed. Rocco




Juro que não sei se eu é que fui me acostumando com a pegada pra lá de barra pesada do livro ou se a história foi ficando realmente melhor, mas o que importa é que no segundo livro dessa trilogia eu não thanks God fiquei me sentindo mal, nem enojada e, pelo contrário, super gostei da história, ficando bem curiosa para começar o livro final ao terminar este.

No primeiro livro (resenha aqui), a história começa com o básico despertar de Bela e sua transformação em escrava sexual. As situações degradantes, violentes e humilhantes ao extremo não são para os fracos e li muita gente dizendo que parou o livro no meio. Eu teimosa and curiosa que sou faço de tudo para nunca abandonar um livro no meio, então segui firme e forte e não me arrependi! Apesar de não ter sido uma trilogia 100% agradável, valeu a experiência para saber que minha cabeça aberta tem limites. HAHAHAHA (momento ri alto).

Na continuação, como o título diz, a Bela sofre uma punição severa por ter se envolvido com um outro escravo sexual, chamado Tristan. O castigo é o mais temido por todos: eles são enviados à Vila e leiloados para servirem a senhores cruéis e ainda mais rígidos que na corte. E quando a gente pensa que já leu de tudo, a vila é atacada e alguns escravos, entre eles Bela, são levados para o reino de um sultão, onde vivem novas e surreais experiências. O livro é erótico e, mais do que isso, exótico, mas a gente se acostuma. :)


Sobre a autora

Anne Rice escreveu essa trilogia sob o pseudônimo de A. N. Roquelaure (dá para imaginar o motivo...ahahha) em 1983, mas só ano passado as obras foram publicadas no Brasil. É o primeiro livro do gênero escrito pela autora. Imagino, então, como serão os próximos. Ousadinha e dotada de uma imaginação e tanto!
Em seus livros, ela invariavelmente apresenta seus vampiros como indivíduos com suas paixões, teorias, sentimentos, defeitos e qualidades como os seres humanos mas com a diferença de lutarem pela sua sobrevivência através do sangue de suas vítimas e sua própria existência, que para alguns deles, é um fardo a ser carregado através das décadas, séculos e até milênios.

Seu livro de maior sucesso é "Entrevista com o vampiro". Anne relata que escreveu esse livro em apenas uma semana, após a morte de sua filha por leucemia, retratada na personagem Cláudia. Entrevista com o Vampiro foi para as telas dos cinemas, sendo que Anne escreveu o roteiro e acompanhou de perto a produção. A decepção da autora foi quanto a escolha do ator para o personagem Lestat (Tom Cruise), sendo divulgado que ela o considerava apenas um rosto bonito e sua preferência era o ator Rutger Hauer (inclusive no livro A História do Ladrão de Corpos, através de uma fala de Lestat, ela indica isto).

Já no segundo filme, "A Rainha dos Condenados", Anne não teve qualquer participação em nenhuma etapa de sua produção, o que pode explicar a pouca repercussão que o filme obteve e as extremas "licenças" poéticas que os produtores tomaram a liberdade de fazer descaracterizando pontos importantes da saga dos vampiros.

Em 2005 Rice anunciou que, após o falecimento de seu marido Stan Rice, deixará de escrever obras sobre vampiros, bruxas e outros seres fantásticos, e agora irá se dedicar a outros gêneros literários.


Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário