terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Mais pesado que o céu - Charles R. Cross - Ed. Globo


Fascinante (e meio perturbador) ler um livro que conta fatos tão detalhados de alguém que inspirou pessoas do mundo todo com sua voz rouca e suas letras inquietantes e, depois, se matou com um tiro na cabeça. 

Eu, durante toda a leitura, senti compaixão por Kurt. Sem dúvida, ele passou momentos difíceis na vida. Mas, quem não passa? Tinha seus monstros para perturbar sua paz. Mas, quem não tem? É complicado e não tem explicação, para nós, ele ter tirado a própria vida, sendo tão apaixonado pela sua filhinha bebê e no auge do seu sucesso, depois de persegui-lo anos a fio. O fato é que a biografia do vocalista do Nirvana desvenda características e passagens da vida do cantor que eu desconhecia completamente.

O livro segue a ordem cronológica da vida de Kurt, começando com sua infância e focando, principalmente, em como o divórcio dos pais afetou sua vida e quebrou toda a segurança e admiração que ele tinha pela instituição família. Depois da separação, ele sentia-se um peso para ambos, sem um lar onde pudesse se sentir seguro e bem-vindo.

Durante a adolescência, Kurt chegou a dormir na rua e invadir prédios abandonados para ter um teto onde passar a noite. Desde sempre, notava-se a perturbação que assolava a mente do artista, que tinha mania de desenhar objetos e pessoas deformadas e escrever frases pesadas e sem sentido, sempre perturbadoras.

Apesar do rosto perfeito que enlouquecia as fãs, Kurt era baixinho, magrelo e extremamente na dele. Tímido e introspectivo, teve uma namorada chamada Tracy que, ao meu ver, foi mais um mãe que uma companheira. Sem ela, Kurt não teria conseguido chegar onde chegou.  Apesar de não ter ficado com ela, a coitada parece ter sido quem mais apoiou e ajudou Kurt na vida. Fiquei com pena quando ela tomou um pé.

Fora toda a perturbação mental de Kurt, que fica bem clara no livro, ele ainda sofria de dependência pesada de drogas e de dores no estômago fortíssimas, que ninguém conseguia curar. Depois que a filha dele e Courtney nasceu, confesso que me peguei enojada de saber que um bebezinho convivia com pessoas tão insanas. Fico imaginando o quanto a menina teve de atenção e cuidado nos seus primeiros meses de vida, tendo os pais que tinha. Nem sei como Francis está hoje, mas se ela não foi uma doida varrida, já estará no lucro.

Quem acompanha meus posts sabe que eu adoro biografias. Achei essa densa e difícil de acompanhar, mas muito perturbadora por contar a vida de alguém tão atormentado por fantasmas físicos e psicológicos que ninguém, nem mesmo Kurt, conseguia entender.

 


Sobre o Autor

Charles R. Cross é um escritor e jornalista na área da música rock. Fundou a Backstreets Magazine, uma revista periódica para fãs de Bruce Springsteen e é editor de Springsteen: the Man and His Music. Escreveu também uma biografia de Kurt Cobain, entitulada Heavier Than Heaven, bem como outro livro mais focado na sua vida artística, chamado Cobain Unseen. O seu lançamento mais recente é Room Full Of Mirrors – A Biography Of Jimi Hendrix.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário