quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Por favor, cuide da mamãe - Kyung-sook Shin - Ed. Intrínseca



Ganhei esse livro de presente de natal do meu irmão e da minha cunhada. Nunca tinha ouvido falar nele, mas fui pesquisar e li algumas resenhas. Encantei-me. Ele me tocou profundamente, principalmente porque, há 2 anos, tornei-me mãe. A sutileza e a profundidade do texto tocam fundo e imagino que a sensação seja essa também para quem ainda não tem filhos. 

A história é triste e retrata a vida resignada de uma mãe com M maiúsculo que, apesar de não ter cultura e ser analfabeta, seguiu sempre seu instinto de mãe e fez o melhor pela sua família, cuidando de seus filhos como uma leoa. Anulou-se para suas vontades e desejos, aceitando a vida como ela se apresentava. 

Ser mãe é doar sempre, sem esperar receber. E, por mais que um filho faça, eles nunca vão conseguir chegar nem perto do que sua mãe fez por eles. Claro que estou falando de boas mães, que realmente amam seus filhos. Há todo tipo de mãe por aí, assim como há todo tipo de ser humano. Mas o livro é sobre uma MÃE, com toda a força que a palavra carrega.

O livro foi escrito de maneira original e diferente. Há quatro narradores que vão mudando no decorrer da história: uma de suas filhas, um de seus filhos, o marido e a própria mulher.

Aos 69 anos, Park So-nyo perde-se do marido dentro de uma estação de metrô lotada. Como sempre, ele andou na frente dela e supôs que ela o seguia. Quando se deu conta, ela não estava mais lá. A partir daí, começa a busca de seus 5 filhos e de seu marido pela matriarca. Ao longo da história, culpa, surpresa e a certeza de que ninguém nunca reparou realmente em
Park So-nyo e, consequentemente, não a conheciam realmente toma conta de sua família. Mas, aí, é tarde demais.

Eu me emocionei em alguns momentos, senti muita melancolia, pena até. Mas a parte em que o pai conversa ao telefone com sua filha me fez chorar litros. É triste demais! A última parte do livro é ainda mais triste. A parte mais bonita e mais emocionante, para mim, é a parte narrada pela própria mãe desaparecida. O livro é lindo e traz muitas reflexões. Recomendo mas, se você é mãe, prepare o lenço!

Sobre a Autora


Shin Kyung-Sook é uma escritora sul-coreana, nascida em 1963 numa aldeia próxima à cidade de Jeongeup. Escreveu sete romances, sete coletâneas de contos e três obras de não-ficção. É professora visitante da Universidade de Columbia, em Nova Iorque.

Em 2012, seu livro Por favor, cuide da mamãe foi anunciado como vencedor do Prêmio Man de Literatura Asiática. Foi a primeira vez que uma mulher conquistou o prêmio.


Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário