quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Maternidade e o Encontro com a própria Sombra - Laura Gutman - Ed. Best Seller



Acho que, se me pedissem para resumir esse livro em uma palavra, eu escolheria "Revelador". A obra, para mim, é indispensável a toda mãe, pois mostra o vínculo entre mãe e filhos em níveis que a gente nem imagina, explicando o que vem à tona na mente e no corpo da mulher quando ela dá à luz.

Todas as histórias contadas (histórias verdadeiras sobre famílias atendidas pela autora) ilustram muito bem a experiência da maternidade e, apesar de ser duro em alguns pontos, por conta da objetividade e verdade expressas, é extremamente enriquecedor.

Ao terminar a leitura, a gente fica muito mais consciente do quão profunda e ligada está a vida da mãe e do filho, desde o momento da gestação, passando pelo parto até os primeiros anos da vida do bebê. E são esses primeiros anos que a base emocional para o resto da vida de um filho é fundamentada, por isso a importância de maternar com dedicação, amor e dando ouvidos à intuição de mãe, ao seu instinto.

Dica

A coisa é tão profunda que eu me arrisco a dar uma dica sincera e de coração aberto: se você têm dúvidas sobre querer ou não ter um filho, então não tenha. Só engravide quando você tiver vontade plena de ser mãe, porque ser mãe implica muito mais coisas do que a gente pode sequer imaginar antes de ter um filho. Por mais que te contem, que você leia, não chega nem perto. Acredite. É profundo demais, é intenso demais. E é para sempre.


Muitas mães ficam perdidas no período de fusão com seus filhos recém-nascidos e o livro ajuda demais as mulheres a passarem por essa fase, entender todo o processo e se entregar a ele. Lendo a obra a gente percebe que ser mãe vai muito além de colocar um ser humano no mundo e somos convidadas a mergulhar de cabeça nessa que é, sem dúvida, a maior aventura da vida de uma mulher.

Sobre a Autora

Laura Gutman é argentina, tem graduação em Paris, em Psicopedagogia Clínica e mais tarde  especializou-se em temas de família. De orientação junguiana, formou-se com a renomada psicanalista Francoise Dolto.

De volta à Argentina, em 1990, fundou "Crianza en Buenos Aires", uma instituição onde funciona uma escola de Capacitação para profissionais da saúde e educação, grupos de crianças para mães, doulas a domicílio para mulheres puérperas, terapias individuais e de casal e publicações sobre temas da maternidade e infância.

É autora de vários livros que exploram o universo da maternidade, os vínculos familiares e as dinâmicas violentas as quais os seres humanos sofrem. Alguns desses títulos são: "A Maternidade e o encontro com a própria sombra", “Crianza, violencias invisibles y adicciones” y “La revolución de las madres”. Colabora en revistas españolas y actualmente es editora de la revista “El mundo de tu bebé”.

De 1996 até o presente, formou mais de 300 educadores, médicos e profissionais em geral, para construir uma nova visão acerca do problema da violência social e oferecer ferramentas concretas para assumir, com maior consciência, o trabalho que compete a cada um de nós.  Através de múltiplos seminários, conferências, cursos e oficinas, na Argentina, Uruguai, Chile, Espanha e México difundiu sua tarefa a favor de vínculos mais felizes entre adultos e crianças.

Fonte: http://lauragutmannobrasil.blogspot.com.br/p/quem-e-laura-gutman.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário