quinta-feira, 11 de julho de 2013

Hannibal: A Origem do Mal - Thomas Harris - Ed. Record


 "O garotinho Hannibal morreu em 1945 lá na neve,
tentando salvar sua irmã. Seu coração morreu com Mischa. O que
ele é agora? Ainda não existe uma palavra para isto. Por falta de
uma palavra melhor, o chamaremos de monstro".


Imagiva que esse livro seria perturbador. E foi mesmo.

Não costumo fazer isso, mas dessa vez li o quarto livro de uma série sem ter lido os anteriores. Claro que não me senti perdida, talvez, por ter visto os filmes, mas a história me pareceu bem separada dos demais livros, visto que não lembro de nenhuma citação a livros anteriores e nenhuma continuação de situações vividas nas obras anteriores. Acho que isso aconteceu porque o autor resolveu contar o começo de tudo no final, ou seja, no último livro, então a história fica mesmo mais "separada" das demais.

Por ter visto os filmes, sabia que Hannibal Lecter é um assassino frio, calculista e completamente perturbado. Mas, se eu não soubesse disso, no fim do livro ia encarar Lecter como um justiceiro. A história aborda tudo o que Hannibal sofreu na infância e os traumas que ficaram de herança da guerra.

Sua irmã mais nova, Mischa, é brutalmente assassinada (para saber como, só lendo o livro) e, a partir daí, Hannibal parece perder toda a humanidade que lhe restava. Com uma inteligência singular, Hannibal cresce e vinga-se dos assassinos de sua irmã, um por um. Confesso que, nessas horas, me via vibrando a cada morte e torcendo para que eles sofressem bastante antes de morrer. Hahahahahha.

Lecter, de tão brilhante, torna-se o calouro mais novo a cursar Medicina. Esses aprendizados vão ajudar muito Lecter na sua luta pro justiça e dão um ar mais mórbido para seus crimes.

Durante o livro, achei que a humanidade de Lecter ainda resistia, já que seus sentimentos pela esposa de seu tio (Lady Murasaki) eram verdadeiros e fortes. Porém, no decorrer do livro, vamos percebendo que o destino para esse sentimento é um só.

Demorei para me habituar ao tipo de escrita do autor. Acho que ele é pouco claro em alguns momentos e enrola muito em outros. Mas no decorrer do livro acabei fisgada pelos acontecimentos e a leitura acabou valendo a pena. Em resumo, acho que Thomas Harris tem mais imaginação e criatividade do que talento para a escrita, talvez por isso as adaptações tenham ficado melhores que os livros.


Fiquei, inclusive, com vontade de rever todos os filmes. Vai ser uma boa pedida para as próximas sessões pipoca aqui em casa. :)


Sobre o autor

Thomas Harris é um escritor e roteirista norte-americano, mais conhecido pela série de romances de suspense sobre seu mais famoso personagem, Hannibal Lecter. Harris fez carreira no jornalismo. Foi repórter de polícia no Waco Tribune Herald durante boa parte da década de 60 e em 1968 passou a Associated Press, onde foi repórter, depois editor.

Todos os seus livros foram adaptados para o cinema, sendo a mais famosa adaptação o filme O Silêncio dos Inocentes, vencedor de 5 Oscar em 1991.

3 comentários:

  1. EU VI O FILME, E FOI PERFEITO,MARAVILHOSO, ADOREI, MTO BOM!

    BJS, PATTY.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Patty

    O filme é maravilhoso mesmo. Eu acho que supera o livro.

    ResponderExcluir
  3. Li apenas o 1 e 3 livro da série,mas vou ler esse logo depois pra entender o Hannibal!!!
    A forma como o Harris escreve é impecável!!!

    ResponderExcluir