quarta-feira, 3 de julho de 2013

Do seu Lado - Fernanda Saads - Ed. Novo Conteito



Li a sinopse desse livro e muitas avaliações positivas no Skoob. Anotei para a minha lista de desejados. Um belo dia encontrei uma promoção em que ele estava sendo vendido online por R$ 17,00! Comprei na hora!

A leitura, no começo, parece bem previsível. A gente já sabe, pelo título, sobre o que é a história: menina se decepciona com o namorado e, depois de altos e baixos, percebe que seu grande amor estava o tempo todo do seu lado. Confesso que nas primeiras páginas, por já ter certeza que no final ia acabar tudo bem e a protagonista será feliz para sempre com seu melhor amigo, fiquei com preguiça de ler.

Mas a estreante (e brasileira!) Fernanda Saads (autora de apenas dois livros até agora) escreve de maneira tão leve e contagiante que, quando você percebe, já leu metade do livro e não quer nem pensar em parar. Comigo aconteceu exatamente isso.

Por ser um livro tupiniquim, é legal ler descrições relacionadas à nossa cultura popular, como festa junina e vida na fazenda. Fica muito mais próximo da nossa realidade do que ler um livro traduzido, escrito por autores estrangeiros.

O livro é assumidamente chick lit (ficção feminina, que aborda as questões das mulheres modernas. Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos. Fonte: Wikipedia), conforme conta a autora na sua biografia no livro. Eu confesso que não sou de ler muitos livros desse gênero, mas de vez em quando vale a pena focar em leituras mais leves, divertidas e desprenteciosas. Sem preconceitos, porque tem espaço para todo mundo. Mesmo que não faça meu gênero de leitura, faço um balanço positivo do livro.


O livro é repleto de clichês, previsível e, em alguns momentos, até um pouco forçado, já que a protagonista insiste em ignorar o amor estampado na cara (e nas atitudes) de seu melhor amigo. No mundo real, ninguém demoraria tanto para perceber esses sinais. Mas, Fernanda escreve bem, sabe como terminar cada capítulo e cativa progressivamente o leitor. No fim das contas, adorei o livro! Mas, tenho uma crítica: acho que o final foi pouco explorado. Ela deveria, pelo menos, ter contado os detalhes do primeiro beijo dos dois ou explorado mais o primeiro dia do casal na Itália.

Sobre a autora

Confesso que, ao ler sua biografia e notar que ela é apenas um ano mais velha que eu, fiquei com a minha antiga vontade de escrever um livro à flor da pele novamente. Espero que possa tornar esse meu desejo / sonho realidade. E que não demore muito! Tudo bem, sei que para isso preciso pensar na história e começar a escrever. Anda, Carla, mexa-se!

Fernanda Saads nasceu em 24 de maio de 1981 em João Pessoa. É formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba. Considera chick-lit o gênero literário mais alegre, e por isso, resolveu escrever Do Seu Lado, um romance que vai deixar os leitores com um sorriso no rosto. É autora de As Confissões de Laura Lucy e, além de escrever, trabalha na área financeira. Atualmente, mora em João Pessoa com o marido e a filha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário