quinta-feira, 6 de junho de 2013

A Lista Negra - Jennifer Brown - Ed. Gutemberg


Ganhei esse livro no natal de 2012, logo depois que ele foi lançado no Brasil. A obra estava sendo muito comentada por tratar de um dos assuntos do momento entre professores, pais e psicólogos: o bullying.

Dia 05 de janeiro de 2013 eu já tinha lido o livro. A história foi a primeira que li a abordar o bullying como assunto principal. Voltado para o público adolescente e pré-adolescente, o livro é uma ótima pedida para jovens em idade escolar. Para quem sofre, faz pensar. E para quem comete, leva à reflexão.

Esse é o romance de estréia da autora e eu confesso que estava desconfiada, mas fui surpreendida positivamente. Apesar de achar algumas partes um pouco repetitivas, o livro é bem escrito, a história é bem amarrada e a leitura é prazerosa, envolvendo-nos nos fatos.

A história é super criativa e aborda a vida de Valerie Leftman, uma menina que sofria bullying constantemente juntamente com seu namorado. Ela criou, então, uma lista negra como maneira de expressar sua mágoa e indignação. Mas, o que era uma brincadeira para ela, era muito sério para Nick Levil, seu namorado. Ele entra na escola e tenta matar um por um. 


Valerie Leftman sobrevive, apesar de ter sido atingida ao tentar defender uma das vítimas no momento do ataque, mas sua vida nunca mais será a mesma.

Apesar de ter como público-alvo pré-adolescentes e adolescentes, eu gostei do livro e recomendo a leitura. Apesar de nunca ter sofrido bullying na escola, a história me tocou bastante. Tenho um filho de quase 2 anos e sei que ainda é cedo para falar sobre isso com ele. Mas pretendo ensiná-lo a respeitar o próximo e as diferenças. Acho que, para mim, pior do que saber que meu filho sofre bullying é saber que ele comete. É um absurdo pais que fecham os olhos para crueldades cometidas por seus filhos. Um dia, essa crueldade pode se voltar para a própria família, inclusive. Leitura aprovada. Recomendo!

O que é Bullying

Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.

Em 20% dos casos as pessoas são simultaneamente vítimas e agressoras de bullying, ou seja, em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma. Nas escolas, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida. (Fonte: Wikipedia)

A questão de que a maioria das pessoas que sofrem bullying não contam/relatam os acontecimentos para os familiares é a principal preocupação dos profisisonais. O bullying pode causar danos sociais para o resto da vida e, se os jovens forem incentivados a confiarem e se abrirem para seus pais, isso pode ser evitado.

Sobre a autora

Duas vezes vencedora do Prêmio Erma Bombeck Humor Global (2005 e 2006), a coluna semanal de humor de Jennifer deu lugar para uma romancista juvenil. Seu romance de estréia, A Lista Negra, ganhou diversos prêmios e seu segundo romance, BITTER END (ainda sem tradução para o português) vai pelo mesmo caminho.

Jennifer escreve e mora em Kansas City, com o marido e seus três filhos.


2 comentários:

  1. Acabar de achar o seu blog e já adicionei porque adoro ler e preciso voltar com mais calma!

    Eu sou brasileira, moro há quase 20 anos na Holanda e tenho um filho adolescente...este livro me parece muito interessante, vou procurar em inglês por aqui. Eu leio muito e comento minhas leituras no meu blog (marcador: livros), se quiser visitar, fica a dica! E também gosto de um livro para adolescentes (Young Adult) bem escrito.

    Greetings from Amsterdam

    ResponderExcluir
  2. Oi, Beth! Obrigada! :)

    Para adolescentes, esse livro é leitura obrigatória! Procura em inglês, sim, você acha com certeza.

    Obrigada pela visita. beijo e volte sempre. :)

    ResponderExcluir