quarta-feira, 29 de maio de 2013

Sorte - Um caso de Estupro - Alice Sebold - Ediouro


Antes de falar sobre o livro, preciso expressar aqui o quanto me identifiquei com a escrita de Alice. Como essa mulher escreve bem! Sem rodeios, sem marasmo, de maneira direta mas, ao mesmo tempo, fazendo carinho com as palavras. Ao ler seu livro autobiográfico, a sensação que tenho é de que cada frase foi refeita várias vezes, até ficar perfeita. O livro é muito bom e é leitura obrigatória! Vou explicar porquê:

Apesar de ser uma história real, vivida pela prórpia autora, às vezes eu me via no meio de um romance, de tão impressionante que é a narrativa da autora. Eu já admirei Sebold nas primeiras páginas, porque não é fácil escrever um livro e eternizar momentos tão horrível e traumatizantes como um estupro. E ela narra dos acontecimentows de maneira honesta, sincera e objetiva.

Ela conta tudo: desde detalhes do ato do estupro até o que acontece depois. Como foi a reação dela nos dias que se seguiram, a relação coma sua família e amigos, seus sentimentos e pensamentos.

Eu sentia um monte de coisas conforme a leitura fluia: emoção, compaixão, ódio, raiva, pena e por aí vai. A leitura é forte, mas eu AMEI e recomendo muito!

Sobre a autora

Alice Sebold cresceu no subúrbio de Filadélfia e estudou na Great Valley High School, na Pennsylvania.
Em seguida, matriculou-se na Universidade de Syracuse e quando estava terminando seu primeiro ano, foi estuprada enquanto voltava para casa, em um parque perto do campus. (Esta história foi relatada em seu primeiro livro: de memórias, estilo autobiográfico, intitulado "Sorte", lançado originalmente em 1999).

Após a formatura de Syracuse, Sebold foi para a Universidade de Houston, no Texas para o ensino de pós-graduação, o qual ela não completou, devido ao seu envolvimento com drogas. Então, ela se mudou para Manhattan e lá viveu por 10 anos, onde realizou diversos trabalhos, inclusive como garçonete e tentou prosseguir a sua carreira de escritora. Sebold queria escrever a sua história através da poesia, mas as tentativas fracassavam.

Sebold deixou a cidade e se mudou para o sul da Califórnia, onde se tornou zeladora de uma colônia de artes, vivendo em uma cabana na floresta, sem eletricidade. Ela escrevia com o auxílio de uma lâmpada a gás. Novamente Sebold iniciou nova pós-graduação, desta vez na Universidade da Califórnia. Lá ela começou a escrever sua história, ao fazer um trabalho de 40 páginas para a sua classe, o qual mais tarde serviria de base para seu primeiro livro ("Sorte").

Depois de "Sorte", Sebold publicou, em 2002, o best-seller "Uma vida interrompida". O livro é um romance sobre uma menina de 14 anos que é assassinada pelo vizinho. O personagem principal conta sua história do Céu, olhando para baixo quando sua família tenta lidar com a morte dela e enquanto seu assassino escapa da polícia. Este romance foi adaptado para um filme de 2009, de Peter Jackson, chamado "Um olhar do Paraíso". Enquanto Alice trabalhava em "Uma vida interrompida", ela conheceu o marido Glen David Gold, na faculdade.

O segundo romance de Sebold, "Quase noite", foi lançado em 2007. Sebold ganhou o American Book Associação de Livreiros do Ano de Ficção Adultos em 2003 e o Prêmio Bram Stoker pelo primeiro romance em 2002. Ela também foi indicada na categoria romance naquele ano.

Fonte: Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário