segunda-feira, 27 de maio de 2013

Por razões desconhecidas - Mauro Paz - Ed. Instituto Estadual do Livro




Sentei para ler esse livro, de 76 páginas, às 22 horas de um domingo. Só consegui para quando acabei o último conto. Tem coisa melhor do que ser surpreendida positivamente por um livro? Eu adoro essa sensação!

Esperava que o livro fosse bom, mas não esperava que fosse TÃO bom. Os contos são intensos, bem escritos, dinâmicos e com aqueles finais que faz a gente respirar fundo e dar uam refletida antes de começar o próximo.

É o primeiro livro do autor Mauro Paz e espero que muitos outros com a mesma qualidade venham por aí. O rapaz tem talento!

A obra conta com 12 contos que abordam temas diversos, como amor, suicídio, abuso sexual, loucura, traição, amizade, homossexualismo, entre outros.

Fiquei pensando qual deles eu gostei mais, mas é até difícil escolher. Então, vou comentar o que achei de cada um, sem estragar a surpresa das histórias:

Minha mãe, Florence Thompson - o primeiro conto do livro já me deu um aperto no peito. É bem triste, mas reflete a realidade do Brasil que a gente acha que é passado.

Elena - Intenso, me lembrou um pouco Nelson Rodrigues, mas escrito de maneira mais sutil. A história é surpreendente e segue por um rumo que a gente nem imagina quando começa a ler o conto. Muito bom!

Marcele - Muito criativo e com um final que me deixou de boca aberta.

Parcialmente encoberto - Muito bom! Mas precisei respirar fundo depois de acabar.

Société Générale - Esse tem um final que faz a gente vibrar. Adorei.


Primeiro Andar - Triste também. E denso.

Condicional - Vibrei por um final, mas não foi nada do que eu achei que seria. Não que eu tenha me decepcionado.

Duda - Acho que esse é meu preferido. Bom demais!!!

O Breu - Esse foi o conto com o qual eu menos me identifiquei. Talvez seja porque fiquei lendo com a cabeça no conto anterior. Hahahaha

Cativeiro - Caracas, e a gente termina de ler e fica pensando quem estava falando a verdade.

De onde homens não falam - Esse aí deixa a gente com uma raivinha. hahahah

Uma última dose para Aleksandr Boutov
- O maior e último conto do livro terminou exatamente como eu imaginei que terminaria.


Sobre o autor


Mauro Paz nasceu em Porto Alegre (RS) em 1981. Formou-se em Letras. Aprendeu a estruturar contos com CHarles Kiefer, compor personagens com Assis Brasil, escrever diálogos com Igor Bender, amar pessoas com Walmaro Paz e Vera Paz. Fez coisas ruins e coisas boas.Sente muito orgulho das amizades que construiu e deste primeiro livro publicado com apenas seu nome na capa.



Um comentário: