quinta-feira, 9 de maio de 2013

Parto Ativo - Janet Balaskas - Ed. Ground






Tenho uma relação de carinho muito grande por este livro. Quando engravidei do Arthur (hoje com 19 meses), comecei minha busca pelo melhor nascimento para ele. Li muito, pesquisei muito e descobri que 90% de todas as mulheres têm total condições de ter partos normais/naturais (os mais seguros e melhores para os bebês). E essa porcentagem é realmente realidade em muitos países (principalmente de primeiro mundo). Só que aí veio o lado ruim da história: no Brasil, essa realidade é simplesmente inversa! Em hospitais particulares, a taxa de cesareanas chegam a 90%!!!!

Será que as brasileiras não conseguem mais parir ou será que temos médicos "forçando a barra" para agendarem cesáreas e terem uma vida mais programada e mais bem remunerada?

Pois bem, fui atrás do melhor para nós e prometi para mim mesma que eu não seria mais uma a entrar na faca sem necessidade. Iria para uma mesa cirúrgica caso precisasse, e só. Para isso, procurei médicos sérios que partilhavam da mesma opinião que eu, tive um pré-natal MARAVILHOSO e tinha certeza dentro de mim que, fisicamente, eu estaria completamente apta a trazer meu filho ao mundo de maneira natural. Aí vinha a questão do psicológico, que podia atrapalhar.

Comprei então alguns livros, entre eles Parto Ativo. O livro passa muita segurança, mostra que o natural é instintivo para a mulher, que a natureza sabe o que fazer. Além disso, ensina como respirar durante o trabalho de parto, como aliviar a dor por meio de movimentos e muitos outros ensinamentos que usei durante as 12 horas que fiquei em trabalho de parto, me preparando para conehcer Arthur.

Tem como não sentir um super carinho pelo livro? :)

E para quem ficou curioso para saber como foi meu parto, clique aqui e leia o relato completo

Nenhum comentário:

Postar um comentário