segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O Albatroz Azul - João Ubaldo Ribeiro - Nova Fronteira

Tertuliano é um idoso que, tendo a certeza de que sua morte estava próxima, tem uma visão de toda a sua vida e, a partir daí, busca renovação, renascimento e o sentido para tudo.

A primeira coisa que notei durante a leitura foi como o autor consegue nos aproximar do personagem principal, fazendo com que sintamos carinho, afeição e curiosidade sobre a evolução dos acontecimentos.
Confesso que demorei um pouco para me habituar à esccrita de Ubaldo, as palavras escolhidas, as gírias da Bahia, a maneira diferente de se expressar e a pitada sarcástica e bem humorada do autor. Mas, depois de pegar o ritmo, a leitura torna-se agradável e fácil, fluindo tranquilamente.

Há partes muito engraçadas, em que fica quase impossível não gargalhar, e outras que podem ser consideradas drama puro, como o momento em que ele relembra sua infância e um acontecimento que mudou sua vida para sempre.

E, durante toda leitura, a dúvida sobre o nome do livro me intrigava. Não entendi a relação do nome com a história que lia. Mas, tudo tem sentido nas duas últimas páginas. E, no final, o que resta é uma sensação agradável, a paz que o livro deixa de herança e ainda mais admiração pelo autor que, no seu estilo, realmente tem um dom único para a escrita.

Para saber mais, acesse o site do livro!


Sobre o Autor

João Ubaldo Ribeiro é baiano da Ilha de Itaparica. Seu primeiro romance,
Setembro não tem sentido, foi publicado quando tinha apenas 21 anos. É autor, entre outros, de Sargento Getúlio e Viva o povo brasileiro, marcos da literatura bra­sileira contemporânea.

Seus últimos ro­mances,
A casa dos budas ditosos, Miséria e grandeza do amor de Benedita e Diário do farol, venderam mais de 500 mil exem­plares. Membro da Academia Brasileira de Letras desde 1993, João Ubaldo Ribei­ro vive no Rio de Janeiro, onde dedica-se à literatura e colabora com jornais do Brasil e do exterior.

Em 2008, recebeu o Prêmio Camões, atribuído aos maiores escritores de língua portuguesa.


Onde Comprar

Os lugares mais baratos que encontrei foram: Submarino, por R$ 30,90 e Estante Virtual, por preços a partir de R$ 19,00.

4 comentários:

  1. Oi, Carlinha!
    Infelizmente, não consegui ver a imagem da capa.
    Conheço o autor pelo nome. Acho legal uma leitura mais "complicadinha" de vez em quando para trabalhar a mente. rsrs
    Beijos,
    Mari
    www.rosas.nadiapag.com

    ResponderExcluir
  2. Hum...
    Legal!
    Tinha lido uma resenha desse livro no Chá das cinco, muito boa, aliás, como essa.

    ResponderExcluir
  3. Também não deu pra ver a capa, mas o que importa? Com uma resenha dessas, quem não dar vontade de ler?

    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  4. Carla, este não é o meu gênero preferido, mas li em outro blog sobre este livro e também continha elogios ao autor:)
    Bj

    ResponderExcluir