sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O que é isso, companheiro? - Fernando Gabeira - Companhia das Letras


Li essa obra no primeiro ano da minha faculdade de jornalismo, durante a matária História do Jornalismo, enquanto estudávamos a época da ditadura e da censura. Faz tempo que li (9 anos...ai, como o tempo passa!), mas parece que foi ontem.

O livro mexeu bastante comigo, apesar de eu nem sonhar em existir naquela época. Foi ótimo para viajar pelos anos 60 e 70, para se sentir na pele das pessoas que sofreram com a ditadura e também para entender o sentido de tudo o que grupos organizados tentaram alcançar ao realizar movimentos, ações bem intencionadas e algumas até criminosas em nome da volta dos direitos civis e da liberdade de expressão.

Além de trazer uma visão pessoal e bem detalhada daquela época por alguém que viveu de perto todos os horrores da ditadura, Fernando Gabeira escreve bem, de maneira envolvente e super direta, sem rodeios e nem floreios. Perfeito para o leitor ter vontade de continuar e, também, para combinar com a realidade dos fatos narrados.

Conforme traz a sinopse do livro, a obra busca compreender o sentido de suas experiências a luta armada, a militância numa organização clandestina, a prisão, a tortura, o exílio e no qual elabora, para a sua e para as gerações seguintes, um retrato autêntico e vertiginoso do Brasil dos anos 60 e 70. Relato lúcido, irônico, comovente, o livro se transformou num verdadeiro clássico do romance-depoimento brasileiro e foi filmado pelo diretor Bruno Barreto. Confira um pedaço do filme:





Assisti ao filme e também adorei! o ideal é recorrer aos dois, mas, se você é diferente de mim e tem preguiça de ler, o filme é uma ótima pedida!

É bem estranho ver o atual depuado feder
al e imaginar tudo o que ele já viveu e lutou um dia, mesmo que de maneira meio utópica, por um Brasil melhor. Acho que o melhor do livro é a sinceridade com que ele foi escrito. Adorei. Acho que, mais do que uma boa dica de leitura, o título é necessário para conhecer mais da história do nosso País.

Sobre o Autor


Nascido em 17 de fevereiro de 1941, em Juiz de Fora (MG), ele é filho de Paulo Gabeira e Izabel Nagle Gabeira. Como jornalista, trabalhou para o Jornal do Brasil, O Dia, Zero Hora, Folha de S. Paulo e para a TV Bandeirantes. Cobriu fatos importantes como o acidente radioativo com o césio 137, em Goiânia e o day after da queda do Muro de Berlim.

No final dos anos 60, ingressou na luta armada contra a ditadura militar por meio do MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro). Em 1969, participou do seqüestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Elbrick, a ação mais radical da guerrilha contra o regime autoritário. Foi baleado, preso e, mais tarde, exilado, numa operação que envolveu a troca de presos políticos pelo embaixador da Alemanha, também seqüestrado pela guerrilha.

Em dez anos de exílio, esteve em vários países, como Itália e Suécia, onde trabalhou até como condutor de metrô. Com a anistia, voltou ao Brasil no final de 1979, e lançou o livro "O que é isso, companheiro?". Em 1989, concorreu à Presidência da República pelo Partido Verde, mas, na ocasião, Fernando Collor foi eleito presidente.

Em 1994, 1998 e 2006, Gabeira foi eleito deputado federal. Confirma o site oficial de Fernando Gabeira.

Onde Comprar

Os lugares mais baratos que encontrei foram: Cia dos Livros, por R$ 14,63 e Americanas, por R$ 17,90.

12 comentários:

  1. O mais legal é que tem a ver com a sua profissão, né?
    Eu li esse livro ano retrasado, se não me engano... é muito rico e bem escrito mesmo!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Desde que assisti ao filme fiquei com vontade de ler o livro, mas ainda não tive a oportunidade.

    ResponderExcluir
  3. parece otimo mais to com uma çista imensa ...shushs
    bjokasss

    ResponderExcluir
  4. Carla,
    Vi o filme, e gostaria de ler o livro. Faz uma promoção qualquer dia, e sorteia ele prá gente rsrsrs #ficadica
    Beijos, querida.

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla!! Acho Gabeira polêmico, ele tem um jeito meio estranho de chamar atenção às suas causas!! Não li o livro e não é bem o meu tipo de leitura... vou tentar o filme:)

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla!
    Gostei bastante do livro e do filme! Um dos meus temas preferidos para ler e pesquisar é a ditadura na América Latina. Na minha coleção de DVDs tenho pelo menos uns 30 documentários e filmes(acho que bem mais) sobre esses períodos no Uruguai, Argentina, Chile, República Dominicana, Brasil etc. Agora quero muito ver Cidadão Boilesen, mas ainda não consegui.

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla,
    Eu conheci esse livro quando li Marcelo Rubens Paiva, pela sua resenha, deve ser interessante.
    Bj e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  8. eu não li, só vi o filme. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  9. Hola!

    Paso por tu blog y te dejo saludos y agradecimientos por visitar el mío....volveré para leer no solo esta sino muchos de tus escritos.

    Saludos.

    Sergio

    ResponderExcluir
  10. Carla, você já leu "1968 - O ano que não terminou"? Li no ensino médio, pra aula de sociologia. Na época não gostei, porque tinha lido obrigada pela professora, mas tenho muita vontade de ler novamente, porque é bem interessante. Acho q vc vai gostar, porque também fala da época da ditadura, sob o ponto de vista de quem viveu naquela época. Recentemente foi lançada uma nova edição, se não me engano, em 2008, nos 40 anos do AI5.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. oi carla tudo bem? Estou fazendo um trabalho escolar sobre esse livro, porém, não consigo identificar o motivo desse titulo, o que é parte importante do meu projeto. Se você puder por favor, contribui comigo, eu adoraria!

    ResponderExcluir